FANDOM


Com cerca de 20 títulos e mais de 380 milhões de jogadores registrados, a Gameforge é uma das principais fornecedoras de jogos massive multiplayer online game (MMOG, nome em inglês para um "jogo eletrônico online multijogador em massa") no mundo ocidental. O grupo internacional de empresas com sede em Karlsruhe oferece seus jogos online em mais de 50 idiomas. O seu portfólio inclui jogos cliente online como Aion, TERA, Metin2, Runes of Magic, Wizard101 e RaiderZ, jogos de navegador online como OGame e Ikariam, bem como jogos mobile. A empresa emprega aproximadamente 600 funcionários entre as regiões de Karlsruhe e Berlim. GAMEFORGE foi fundada no ano de 2003 pelo seu presidente Alexandre Rosner e pelo antigo diretor executivo (CEO) Klaas Kersting.

Modelo de Negócio Editar

A Gameforge foi uma das primeiras empresas na Europa, que ofereceu seus jogos online em geral no modelo free-to-play (F2P,Free 2 Play ou Grátis para Jogar). A Gameforge oferece, na maior parte, o acesso ao jogo e suas versões gratuitamente. Os produtos são financiados por um sistema de loja único no qual os jogadores podem adquirir pequenas funções de conforto e serviços tais como montagens, equipamentos, recursos de personalização, etc, que podem ser utilizados nos mundos dos jogos. A Gameforge adaptada como a uma das primeiras empresas ocidentais de sucesso, tornando-se cada vez mais importante para o modelo de expansão de negócios da indústria de jogos, que tem a sua origem na Ásia.

História Editar

A empresa foi fundada em dezembro de 2003 por Klaas Kersting e Alexander Rösner em Karlsruhe na alemanha, como Gameforge GmbH. O jogo de navegador OGame, desenvolvido por Alexander Rösner, foi um dos primeiros jogos da empresa. Em setembro de 2006 a empresa foi transformada em sociedade anônima sob o nome Gameforge AG. Esta é a empresa holding das subsidiárias integrais da Gameforge 4D GmbH, que desde 2005 tem sido responsável pelo licenciamento e marketing dos jogos baseado em cliente MMOGs como Metin2 e Gameforge Productions GmbH, que comercializa jogos online como OGame ou Ikariam. Atualmente (2013) no mercado, a Gameforge opera dez (10) jogos de cliente, nove (9) jogos de browser e seis (6) jogos mobile.

Os anos de 2006 a 2010 foram caracterizados pelo crescimento rápido do número de jogadores e membros da equipe. Em 2007 a Gameforge ainda possuia 100 funcionários, já no fim de 2008 aproximadamente 200 funcionários, 360 no final de 2009 e em 2010 aproximadamente 450 funcionários (incluindo mais de 650 funcionários da participação na Frogster Interactive Pictures AG). Em novembro de 2011, a companhia anunciou um realinhamento das estruturas internas. Após a integração da Gameforge e Frogster, jogos "Cliente" e "browser" tiveram suas unidades operacionais substituídas nas áreas de "desenvolvimento" e "publicação". Além das medidas estruturais, a força de trabalho foi reduzida e produtos que ficaram abaixo das expectativas foram descontinuados. Em 2009, a empresa atingiu a marca de 100 milhões de jogadores registrados, em 2010 este número cresceu para 200 milhões e 3 milhões de jogadores registrados em 2011. Atualmente (outubro de 2012) existem aproximadamente 380 milhões de jogadores registrados.

A Gameforge em 2007 fundou sua primeira subsidiária estrangeira, a Gameforge SARL, com sede em Paris. Após a aquisição do estúdio de desenvolvimento Nevrax, a Gameforge assume a operação do jogo The Saga of Ryzom. No entanto, este foi apenas um sucesso moderado, de modo que o Ryzom foi revendido em 2009. Além deste, a Gameforge obteve outros escritórios no exterior, inclusive a Gameforge Holding Malta Ltd. com sede em Pietà e Gameforge SARL, com sede em Paris. Em novembro de 2007, a Gameforge se aventurou como a primeira empresa alemã de jogos online nos Estados Unidos e fundou a Gameforge Productions Inc., sediada em San Francisco. O Diretor geral da subsidiária foi Lars Koschin.

Em 23 de abril de 2008, a Gameforge anúnciou a criação do primeiro dos quatro estúdios de desenvolvimento. A Ticking Bomb Games, com sede em Hamburgo, desenvolve vários jogos para PC (Em inglês, Personal Computer ou Computador Pessoal), que serão então comercializados pela Gameforge. Os administradores executivos são Tobias Severin e Marco Schultz, ambos com anos de experiência na área de desenvolvimento de jogos. Ralf C. Adam foi estabelecido como consultor, um profissional com 16 anos de experiência em vários jogos como "Sacred", "Gothic 2" e "Spellforce". O primeiro jogo do desenvolvedor, Gilde 1400 um jogo de PC online, foi lançado no final de outubro de 2009 e ficou por duas semanas na fase beta, antes de ser definitivamente lançado.

No fim de janeiro de 2009, seguiu-se a fundação do segundo estúdio de desenvolvimento, o Rough Sea Games, com sede em Mannheim. Ele deve, assim como o Ticking Bomb Games, assumir o desenvolvimento de jogos para PC e navegador. Desta vez, Matthias Schindler foi eleito como diretor, com suas experiência de mais de 15 anos na área de desenvolvimento de jogos.

Além dos estúdios de Hamburgo e Mannheim, a companhia passa a operar dois estúdios de desenvolvimento adicionais, Steroid Interactive (Mainz) e Inflammables (Heidelberg). No entanto, todos os quatro estúdios foram progressivamente descontinuados: Os escritórios em Hamburgo, Mainz e Mannhein foram vendidos em meados de 2011, e logo após o fim do Hellbreed no fim de 2011.

Desde novembro de 2008 a Gameforge opera o Portal Gameforge.com (anteriormente "MMOGame.com"), com imagens, jogos e informações sobre a Gameforge combinados em uma mesma plataforma. No portal, os jogadores podem gerenciar e acessar suas contas. Ao longo do tempo foram adicionadas novas funcionalidades ao portal, tais como listas de amigos, conquistas e estatísticas de jogo.

No final de 2008 foi anunciado pela empresa a fundação de uma filial nos Estados Unidos, em cooperação com a conhecida Frogster Interactive Pictures AG.